Pesquisar este blog

sábado, 7 de novembro de 2009

Estabilização de solos arenosos e argilosos com Top-Seal®

Interação do Top-Seal® em solos Arenosos e Argilosos
Existem dois tipos de interação entre Top-Seal® e os solos:

Uma é a interação com solos que apresentam mais de 15% de finos;

A segunda é com solos arenosos ou granulares que apresentam menos de 15% de finos.

Em solos que apresenta mais do que 15% de finos, o Top-Seal® se aproveita dos aglutinantes naturais presentes e os combina para aumentar a resistência do solo (capacidade de suporte). A razão de diluição de Top-Seal® em água e a dosagem da mistura água/ Top-Seal® por m² dependerá do tipo de solo, clima e tráfego da via.

Se o solo arenoso ou granular com menos de 15% de finos não for misturado com nenhum outro, podemos esperar que o Top-Seal® aja como substituto aos aglutinantes naturais (presentes em solos com mais de 15% de finos) preenchendo os espaços vazios entre as partículas presentes além de recobrir os grãos. Devemos notar que no caso de solos arenosos ou granulares, pelo fato do Top-Seal® agir como substituto aos aglutinantes naturais recobrindo os grãos e preenchendo vazios, normalmente, a dosagem por m² é maior do que a razão aplicada em solos siltosos ou argilosos. A presença do produto no solo fica aparente com o notável aumento da capacidade de suporte e diminuição da permeabilidade.

O tempo total de cura do produto é de 28 dias. Neste período nota-se um aumento da ordem de 3.000% na resistência do solo.

A razão de diluição em água neste tipo de aplicação pode variar de 1:1 a 1:5.

As grandes vantagens ambientais e operacionais, neste caso, é que o grande custo da troca de solos e o impacto ambiental do bota-fora são, freqüentemente, eliminados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deseja manter-se atualizado a respeito do Top-Seal®?